terça-feira, 9 de outubro de 2012

veja também

Mais um benefício do Cálcio  A participação do mineral na regulação da temperatura corporal também tem sido apontada como efeito antiobesidade.


O cálcio, mineral mais comum no organismo humano, é essencial para a mineralização de ossos e dentes, é cofator da cascata de coagulação sangüínea, atua na transmissão nervosa, contração muscular e também na liberação de insulina. Já é evidenciada a associação entre o baixo consumo de cálcio e doenças crônicas, como osteoporose, câncer de colón, hipertensão arterial e obesidade.

Atualmente, vem se discutindo a importância do consumo de cálcio também no controle do metabolismo energético. Um mecanismo de ação proposto é que o cálcio inibe a fosforilação da lípase, hormônio sensível, reduzindo a oxidação de gordura, ou seja, prevenindo a formação de gordura (lipogênese) e aumento de peso. A participação do mineral na regulação da temperatura corporal e no aumento da termogênese também tem sido apontada como efeito antiobesidade.

Alguns estudiosos verificaram contribuição da ingestão de cálcio tanto para o IMC (Índice de Massa Corpórea) quanto para a circunferência da cintura em homens e mulheres.

Entretanto, grande parte da população brasileira apresenta consumo de cálcio abaixo do recomendado, o que pode ser conseqüência da substituição de leite por bebidas com baixo teor de cálcio como o refrigerante, refeições realizadas cada vez mais fora de casa, omissão de refeições como o café da manhã, o alto custo dos alimentos fontes de cálcio, etc.

O consumo de cálcio pode ser otimizado com mudanças no comportamento alimentar, aumentando consumo de produtos lácteos (como leites, iogurtes e queijos) e também dos vegetais verdes, com isso, diminuindo a ingestão de bebidas com baixo teor de cálcio como o refrigerante e sucos industrializados. O ideal é consumir de 3 a 4 porções de leite ou derivados por dia. Vale ressaltar ainda que a escolha deve ser pelos produtos com baixo teor de gordura (na versão desnatado).

Referências:
Pereira Et al. Cálcio dietético: estratégias para otimizar o consumo. Revista de Reumatologia, 2009.
Leão, A.L.M.; Santos, L.C. Consumo de micronutrientes e excesso de peso: existe relação?. Revista Brasileira de Epidemiologia, 2012.
Esteves Et al. Ingestão dietética de cálcio e adiposidade em mulheres adultas. Revista de Nutrição, 2010.


Por: Jyana Morais, nutricionista da Fundação Pró-Rim


Nenhum comentário:

Postar um comentário